Judô – História

O judô (em japonês, o caminho da flexibilidade), é uma criação de Jigoro Kano, professor do final do século XIX, de formação filosófica e profundo conhecedor e estudioso do Jiu-Jitsu, de cujo conteúdo aproveitou os valores positivos entroduzindo valores de qualidade, formando assim uma prática em que o respeito e a preservação do oponente são fundamentais.

No Brasil, foi introduzido no início deste século, via São Paulo, através do também japonês Mitsuo Maeda (conhecido como Konde Koma), hábil lutador oriundo do Kodokan.

Em Santa Catarina a arte chegou através do Kenzo Minami, nascido no Japão e brasileiro naturalizado, que, com intuito de ensinar e divulgar o Judô, chegou a Joinville em 1962, onde reside até hoje. Já a divulgação em grande escala aconteceu a partir de 1965, com a chegada do paulista Kasuo Konishi, cujo trabalho percorreu todos os pontos do estado e ainda nos dias atuais permanece em atividade como Presidente da Federação Catarinense de Judô.

Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, o Judô foi introduzido em 1971, fruto do ideal de Minami e dodeu então discípulo Roberto David da Graça, este hoje ainda em plena atividade como professor e diretor técnico da FCJ. Já a entidade marter desta luta-arte-esporte em Santa Catarina foi fundada em 1973, cujas providências iniciais foram da dupla Minami-Roberto, concretizando-se efetivamente pelas mãos de Konishi.

Judô - Regras Básicas

A LUTA - Baseia-se em um sistema tradicional de auto defesa dos samurais, uma disciplina para educar o corpo e o espírito. Dois judocas se enfrentam sobre um tatame e, para vencer, usam diferentes técnicas que os árbitros pontuam valorizando sua dificuldade. O Ippon significa a vitória e pode lograr de várias formas. Com um lançamento limpo com queda de costas do adversário ou mediante estrangulamentos, luxações e imobilizações.

JASC

Masculino
Feminino
Superligeiro até 56 Kg
Superligeiro até 45 Kg
Ligeiro de 56 a 60 Kg
Ligeiro de 45 a 48 Kg
Meio-leve de 60 a 66 Kg
Meio-leve de 48 a 52 Kg
Leve de 66 a 73 Kg
Leve de 52 a 57 Kg
Meio-médio de 73 a 81Kg
Meio-médio de 57 a 63Kg
Médio de 81 a 90 Kg
Médio de 63 a 70 Kg
Meio Pesado  90 a 100Kg
Meio Pesado  70 a 78 Kg
Pesado acima de 100 Kg
Pesado acima de 78 Kg
Absoluto sem distinção Peso
Absoluto sem distinção Peso

FONTES:
FPH (Federaçao Paulista de Judô)